Reinaldo

Vaticano nomeia 22 novos cardeais | @Reinaldo_Cruz @Regionais_Samba @Assuntosdegoias @QB_7 @Goianao2012 @DJMikko_

http://pt.euronews.net/ Esta sexta-feira, 133 cardeais estiveram reunidos com o Papa Bento XVI, numa jornada de oração e reflexão no Vaticano.
O encontro antecede o Consistório deste sábado para a ordenação de 22 novos cardeais, entre eles D. Manuel Martins Castro de Portugal.
Bento XVI anunciou hoje no Vaticano a canonização de sete novos santos, no próximo dia 21 de outubro, entre os quais a primeira beata indígena norte-americana, Kateri Tekakwitha, nascida em 1656 e falecida em 1680, no Canadá.
A decisão foi anunciada após o Consistório para a criação de 22 novos cardeais, incluindo o português D. Manuel Monteiro de Castro, e para a canonização de sete beatos, numa cerimónia em latim.
A futura santa Tekakwitha nasceu numa localidade dos EUA hoje denominada Auriesville, e foi beatificada por João Paulo II em junho de 1980.
Entre os outros novos santos estão dois mártires: Giacomo Berthieu (1838-1896), jesuíta morto em Madagáscar, e o catequista filipino Pedro Calungsod (1654-1672), assassinado em Guam.
O padre italiano Giovanni Battista Piamarta (1841-1913), a religiosa espanhola Maria Carmela Sallés y Barangueras (Maria del Monte Carmelo, 1848-1911), a norte-americana Maria Anna Cope (Mother Marianne of Molokai, 1838-1918) e a leiga alemã Anna Schäffer, (1882-1925) são os outros nomes anunciados pelo Papa.
O processo para a canonização tem uma primeira etapa na diocese em que faleceu o fiel católico e uma segunda etapa tem lugar em Roma, onde se examina toda a documentação enviada pelo bispo diocesano.
Qualquer católico ou grupo de fiéis pode iniciar o processo, através de um postulador, constituído mediante mandato de procuração e aprovado pelo bispo local.
Após exame da documentação efetuada pelos teólogos e especialistas, compete ao Papa declarar a heroicidade das virtudes, a autenticidade dos milagres, a beatificação e a canonização.

Comentários

Questão